Como parar de fumar de uma vez por todas

Médico Drauzio Varella e sua história com o cigarro

parar-de-fumarO médico Drauzio Varella, de 68 anos, começou a fumar ainda na adolescência,  indo em festas com seus primos, a primeira vez que experimentou o cigarro, Drauzio sentiu um gosto horrível na boca e muita tontura, porém, devido à insegurança com as meninas, principalmente por não ter um porte físico modelo, resolveu que continuaria a usar o cigarro em festas, e foi assim que começou seu vício.

Aconteceram algumas coisas na vida de Drauzio que o impeliram a parar de fumar, uma delas foi o comentário de um médico mais velho, a qual Drauzio muito respeitava, ele disse: Você precisa parar de fumar. Outra vez foi quando Drauzio estava em um hospital nos Estados Unidos, e havia uma sala para fumantes, ao entrar na sala o médico notou o quanto a sala era horrível, com um cheiro insuportável, um sofá nojento, e um cinzeiro velho no centro da sala, uma visão muito deprimente. E a decisão foi enfim tomada com a visita de um amigo em sua casa, naquela noite, Drauzio mencionou ao seu amigo, também fumante, sobre sua intenção de parar de fumar, ambos fumaram um maço inteiro de cigarro naquela noite, e ao acompanhar seu amigo até a saída de sua casa, Drauzio mencionou que não iria nunca mais voltar a fumar, o que já faz mais de 32 anos.

Quero parar de fumar!

Praticamente todo fumante quer parar de fumar, muitos pensam que podem parar a hora que quiserem, e depois mais tarde percebem que simplesmente não funciona dessa forma, e ao contrário, é muito difícil parar, principalmente porque as pessoas sempre adiam essa decisão com a justificativa de estarem nervosos ou estressados, passando por mal momentos, no final das contas há sempre uma razão para se adiar largar o cigarro, seja briga com namorada ou namorado, prova na escola, ameaça de demissão no trabalho etc. O problema é que não se pode fumar a vida inteira, ou se pára por livre espontânea vontade, ou por uma condição médica forçada que irá impedir continuar a fumar.

Como parar de fumar?

doenca-cigarroEm geral, a dependência em relação ao fumo é considerada uma doença de infância e adolescência, e para parar de fumar deve-se essencialmente desvencilhar o fumo da sensação de prazer.

De acordo com os programas para se parar de fumar, o fumante deve marcar uma data efetiva para largar o vício, e principalmente, ter força de vontade para não voltar a fumar, o sofrimento inicial é inevitável, porém, incomparável com o sofrimento que poderá ser proporcionado com a continuidade do ato de fumar.

Leia o artigo a seguir, para saber mais malefícios do cigarro.