Melão-de-São-Caetano: O Que É e Benefícios

O que é?

O melão-de-São-Caetano é uma trepadeira muito comum em cercas e beiras de estradas, apesar de ser uma planta exótica, da Índia e do sul da China. Ela também é chamado de melão, melãozinho, melão-amargo, fruto de cobra e erva de lavadeira, e foi trazida ao Brasil por alguns escravos – que levados para Minas Gerais, plantaram-na numa capela de um povoado cujo padroeiro era São Caetano, daí a nomeação – para aplacar febres e facilitar os partos.

Ela tem folhas membranáceas, lobadas (dividida em lóbulos), é da família das cucurbitáceas, ou seja, é parente da abóbora, do melão e da melancia.

melao-de-sao-caetano-beneficios

O fruto – chamado de cápsula carnosa – se abre para liberar sementes vermelhas, adocicadas e muito consumidas por pássaros.

Benefícios

Trata-se de uma planta que não só faz parte da culinária japonesa, como também tem grande importância medicinal.

Muitas universidades e institutos de pesquisa do mundo inteiro estão pesquisando sobre os princípios anticancerígenos da planta, útil principalmente para o câncer de pâncreas, de difícil tratamento.

A planta também é interessante para o tratamento da diabetes tipo 2. É desintoxicante, alcalinizante, antibiótica, adstringente, entre outras qualidades.

A infusão dos frutos maduros é indicada para tratar hemorroidas.

No Brasil, ela já faz parte da relação nacional das plantas medicinais do SUS, assim, é um vegetal que tem notáveis qualidades, além de substâncias químicas, como triterpenos, proteínas, esteroides, etc.

Fonte: https://www.leetdoc.com/br/melao-de-sao-caetano/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *