Suplementos Alimentares: Quando Tomar?

Macro e micronutrientes

Em nossa dieta geralmente precisamos de uma série de nutrientes, que normalmente se dividem entre macro e micronutrientes. Os macronutrientes são aqueles que precisam digerir em maiores quantidades, e os micronutrientes são necessários em menores quantidades, mas são tão indispensáveis quanto os micronutrientes.

Todos os nutrientes são importantes, sendo que há grupos populacionais que podem ter carência de determinados nutrientes específicos, e para esses é muita das vezes recorrer aos tais suplementos. A suplementação é mais uma ferramenta que fornece esses macro e micronutrientes indispensáveis para nossa dieta.

Suplementos alimentares

Os suplementos alimentares surgiram há algumas décadas, destinados à pessoas que não conseguem suprir algumas necessidades nutricionais somente com a alimentação, por isso são utilizados também por pacientes em tratamento médico, e para complementar uma alimentação não balanceada prescrita para um atleta.

Multivitamínicos

somatodrolO somatodrol é um bom exemplo de multivitamínico, tendo em sua composição zinco, magnésio, vitamina B6, boro, entre outros. Para saber onde comprar somatodrol visite o link.

Whey protein

O Whey protein é uma proteína em pó que serve para o ganho de massa muscular, usado também na dieta de pacientes com diferentes doenças.

BCAA

Aminoácido utilizado para reconstrução muscular. O turbo force é basicamente um BCAA melhorado, sendo importante para a tonificação muscular e definição muscular. Saiba mais se turbo force é bom lendo o artigo do link.

Termogênicos

Aceleram o metabolismo, aumentando a queima de gordura.

Riscos de suplementos alimentares

suplementos-alimentaresHoje, você entra em uma loja de suplementos e é até mesmo induzido a comprar suplementos, como whey protein. É evidente que suplementos nutricionais auxiliam muito no desempenho de atletas amadores e profissionais, mas nem sempre eles são tão eficazes quanto deveriam.

O comerciante Félix Bomfim no Paraná desconfiou de alguns suplementos vendidos em sua loja, e para tirar a dúvida mandou analisar as principais marcas do mercado, todas com certificação da ANVISA, e os resultados foram alarmantes. Alguns atletas patrocinados pela loja de Félix reclamaram que estavam perdendo rendimento sempre que tomavam ou associavam o uso de whey protein de algumas marcas. Até agora já foram feitas 28 análises, onde 53% dos produtos estão totalmente adulterados, a marca afirma que a dose de 30g tem de ter 24g de proteína, quando na verdade apresenta em alguns casos cerca de 3g.

Existem proteínas no mercado que se dizem 0 gramas de carboidrato, e a análise mostra de 15 a 18g de carboidrato, isso é um crime, e se está induzindo um profissional da saúde a cometer um erro.

Imagine-se agora no lugar de um paciente que não possa ingerir uma quantidade maior de carboidratos além daquela prescrita em sua dieta, sendo assim ele pode sofrer consequências sérias utilizando suplementos adulterados.

Se você é um consumidor de suplementos nutricionais, e não tem certeza de sua procedência, mande avaliar o produto que você consome.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>